sábado, 4 de fevereiro de 2012

Movimento Pró Cine São Pedro

Entrevista feita por Natalia Galati, do Nosso Jornal com o Evandro Camargo. O assunto foi o Movimento Pró Cine São Pedro criado na cidade com o intuito de cobrar a reativação do cinema, bem como criar um clube de cinema itinerante e permanete na cidade.

1- Como vocês resolveram fazer os encontros do Pró Cine São Pedro?
O primeiro encontro do movimento Pró Cine São Pedro foi bem natural. Na verdade, não marcamos um horário e também não agendamos previamente com as organizações da cidade (Demolay, Rotaract e Leo Clube a princípio). Surgiram algumas postagens provocativas a respeito do Cinema no facebook e acamos comentando. Pronto! Estava agendada a reunião. No mesmo dia o pessoal do Leo Clube, Rotaract e Demolay vieram até a sede cheios de ideias e propostas para o cinema. A partir disso, agendamos a próxima reunião e passamos a convidar mais pessoas e divulgar a reunião (criamos um grupo de discussão aberto no facebook).
  
2- Qual a expectativa e intenção de vocês?  
Desde a primeira reunião nossa preocupação tem sido não ficar apenas em um ato de protesto ou manifestações online. Claro que o principal objetivo é pressionar o Executivo e solicitar esclarecimentos sobre as questões relativas ao prédio do Cine Teatro São Pedro. O prédio foi interditado a anos. Visualizamos uma demanda reprimida para o cinema e o teatro, isso justificava o grande número de pessoas presentes na reunião e de tantas curtidas no facebook.
Acredito que a consolidação do Conselho Municipal de Política Cultural e o Sistema Municipal de Cultura, como um todo, será muito importante para o futuro do Cine Teatro São Pedro. Devemos incluir a restauração do prédio do Cine Teatro São Pedro, no Plano Municipal de Política Cultural que provavelmente será redigido durante este ano. Talvez se tivessemos Conselho e Fundo Municipal de Política Cultural instituídos, no período da compra do prédio, a restauração já teria sido feita ou pelo menos iniciada, uma vez que acredito que teria sido pauta prioritária do Conselho.
  
3- O que pretendem fazer?   
Primeiramente, iremos agendar uma reunião com o prefeito e a secretária de planejamento, a fim de solicitar os devidos esclarecimentos (Ata da reunião com o Executivo que ocorreu posteriormente). Também estamos pesquisando algumas informações para além da prefeitura. Queremos saber qual o motivo da atuação aparentemente apática do executivo. A ideia é criar um clube de cinema permanente e itinerante, com a primeira sessão em frente ao prédio do Cine Teatro São Pedro. Permanente por que a proposta do clube de cinema é diferente do cinema tradicional, e mesmo que o Cine São Pedro volte a funcionar pretendemos continuar as sessões do clube de cinema. Itinerante por que pretendemos levar o clube de cinema para os bairros, nas escolas, praças enfim espaços públicos em geral.
  
4- O pessoal está abrançando a causa? 
Sim, completamente.
  
5- Em quantas pessoas vocês estão?  
28 pessoas compareceram na última reunião realizada segunda-feira (30/1/2012).
  
6- Onde tem sido as reuniões? Quando é a próxima? Qualquer pessoa pode participar?  
As reuniões acontecem na sede do Coletivo Cultural Colombina situado na rua Marechal Deodoro nº1.198, em frente ao Clube Imperial. A próxima reunião está marcada para segunda-feira (6/2/2012) às 20h. Todos estão mais que convidados, ao meu ver, todos devem participar, é uma obrigação de todo cidadão Taquaritinguense. Quanto menor o tempo despendido assistindo a novela das 20h e maior a participação na vida política do município, mais rapidamente ocorrerão as transformações sociais que almejamos. Como disse o Sérgio Sant'Anna: "Não façam a estória, sejam a história!".
  
7- Quem está participando?  
Coletivo Cultural Colombina, Rotaract, Demolay, Leo Clube, DNA, cMs, Batata Doce e sociedade civil em geral. As pessoas que se simpatizam com o movimento já estão participando.
  
8- Vocês estão contando com a ajuda do poder público?  
Ainda não nos reunimos com o poder público. Estamos tentando agendar uma reunião com o executivo ainda esta semana.
  
9- Depois do Cine São Pedro pronto, vocês gostariam de fazer alguma coisa? 
Gosto da palavra "Teatro" dentro do nome "Cine São Pedro", pois ela fragiliza aquela argumentação de que manter cinema não é função do poder público. O Cine Teatro São Pedro, além de cinema, sempre foi um espaço de expressão das artes corporais. O Conservatório ETAM "Santa Cecília", por exemplo promovia eventos e ensaios no local. Temos muitos grupos de teatro e dança na cidade. Qual o espaço público disponível capaz de receber um festival de uma dessas linguagens? Pergunta ao Caju da ADESCA se não faz falta um espaço para os grupos do Centro Cultural - Dança Comunidade se apresentar. O setor Cultural está imerso em um precariado produtivo, faltam estruturas públicas, verba, o computador e a internet, os quais são bens de produção essenciais, são muito caros.
10- O que vocês discutem nas reuniões?
Formação e estruturação do clube de cinema; quais filmes exibir; restauração do prédio do Cine Teatro São Pedro; ato de protesto; necessidade de uma política municipal de cultura. Você pode acessar a Ata também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário