quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Campanha Hospeda Cultura

O que é?


O Circuito Fora do Eixo é uma rede de coletivos articuladores, gestores e produtores de uma série de tecnologias e plataformas sócio culturais no Brasil. Iniciando com o foco na Música, a rede agregou mais de 70 Festivais independentes associados na Abrafin, 100 Casas de shows e espetáculos associadas e parceiras da Casas Associadas, 2.000 agentes e artistas ligados diretamente, 5.000 shows, 1.000.000 de público em apenas 05 anos.
O volume de eventos e intercâmbios efetivados na rede traz a necessidade cada vez maior do setor hoteleiro, afim de garantir as demandas da circulação. Com foco na economia verde, criativa, solidária e do conhecimento, a rede fora do eixo amplia o espectro do setor, promovendo a campanha da rede de hospedagem solidária, formada por casas que garantam o atendimento do residente pelo período desejado. A idéia é cada anfitrião da casa integrada, adotar um convidado como seu próprio hóspede, tornando-o parte do ambiente, temporariamente.
A hospedagem solidária garante a troca de conhecimentos entre os "nativos locais" e os "forasteiros", tornando a relação mais humanizanda, otimizando e reduzindo recursos humanos, financeiros e naturais como o custo com hotéis, táxi, gás carbônico, equipe de atendimento, entre outros. Ou seja, as vantagens de utilizar as rede de hospedagem solidária é que além de ser economicamente mais viável, é também uma forma muitas vezes mais agradável de se hospedar, onde o clima é mais caseiro e menos formal. Além de promover vários encontros entre pessoas de diferentes lugares. E o anfitrião ainda pode receber em Fora do Eixo Card, moeda de troca utilizada em todos os pontos da rede.
Para saber mais detalhes do funcionamento do Hospeda Cultura é possível assistir na íntegra o vídeo do Observatório Fora do Eixo Campanha Hospeda Cultura para o Grito Rock. Este vídeo contém uma explicação detalhada do funcionamento do formulário.
Outra fonte de informação pra saber mais um pouco sobre o projeto é o vídeo realizado pelo Clube de Cinema durante a Campanha Hospeda Cultura para o IV Congresso Fora do Eixo, com depoimentos de coletivos falando sobre hospedagem solidária e também o outro vídeo que foi realizado pela Casa Fora do Eixo de Porto Alegre também sobre a campanha.Assista abaixo!


 

Como cadastrar sua moradia?

 Quem tiver interesse em cadastrar sua moradia na rede pode fazê-lo através da página do #HospedaCultura no facebook. Preencha um formulário de cadastramento (cada região tem um formulário), e assim poder receber pessoas de todo o Brasil em sua casa, durante eventos, festivais ou mesmo receber alguém que esteja de passagem na sua cidade.
Cadastre-se!

Como se Hospedar?

Se você tem interesse em se hospedar em alguma das moradias cadastradas no sistema #HospadaCultura, basta enviar um e-mail para card@foradoeixo.org.br, explicando as necessidades, período em que deseja se hospedar e local. A equipe do Fora do Eixo Card vai consultar em seu banco de dados e checar se consegue atender as necessidades do solicitante. Se conseguir, entrará em contato novamente com instruções dos procedimentos para se hospedar.

Colabore com os eventos organizados pelo Colombina

Em Taquaritinga você pode colaborar nos eventos organizados pelo Coletivo Cultural Colombina e ligados a cultura de uma forma geral, desafogando a lotação da sede moradia. Você que não é da cidade, ou mora em alguma cidade que não possui nenhum ponto Fora do Eixo, o cadastro também é valido, pois pode ter um ponto Fora do Eixo perto de você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário